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quarta-feira, 11 de maio de 2016

Podemos Alfabetizar na Educação Infantil ?

A polemica sobre ensinar ou não das crianças a ler ou escrever tem origem em pressupostos diferentes a respeito de varias questões na educação infantil.
O que é Alfabetização?
Educadores renomados como a Drº Isabel Alarcão, Emília Ferreira e outros.....acham que é aquisição do sistema alfabético da escrita ou a capacidade de ler,compreendendo o texto,expressando por escrito.
Como se aprende a ler e escrever?
A aprendizagem perceptual ou conceitual motora.A perceptual base a-se  no reconhecimento e na cópia de letras,palavras e sílabas e a conceitual motora são práticas sociais mediadas pela escrita onde as crianças recebem informações contextualizadas.
Para que uma criança aprenda a ler e escrever o desafio esta no preparo do professor ser professor alfabetizador,onde existe uma didática específica,para que haja um desenvolvimento nas situações de ensino e aprendizagem de conteúdos específicos onde se estuda  as relações  entre o saber transformado em conteúdo de ensino, em que os alunos já vem com esse saber.Então surgem os enfrentamentos dos professores com esses saberes  adquiridos pelas crianças,surgindo então as didáticas que são as trocas de informações de opiniões no que pode -se fazer nas salas de aulas juntamente com conceitos teóricos já existentes onde inter-relações se estabelecem entre o que sabemos sobre os processos de aprendizagem das crianças no que saber ou estudar os saberes trazidos por eles será o movimento de estudos  específicos que serão objetivos de ensino e indagação empírico onde conhecimentos e saberes serão inter-relacionados.
Para um professor alfabetizador ,é necessário obter conhecimentos,transformados em práticas e no processo prolongado a didática vai surgindo com as reflexões da pratica do trabalho em salas de aula que através das análises e registros das aulas filmadas e escritas dará a tematização da prática que servirá na construção do conhecimento teórico didático onde o professor fará a análise da tematização sobre  a conceitualização da interação do aluno com esse conteúdo,tornando os produtivos para o aprendizado onde professores poderá gerar uma situação de simetria,tendo a possibilidade de fundamentar o que pensam e planejam,tornando o produto em discussão entre critérios e experiencias próprias ou de outros.
A leitura profissional e a escrita profissional serão ferramentas essenciais,que permitiram reconstruir critérios teóricos e desenvolver conhecimentos didáticos da prática do trabalho docente.
A professora Emília Ferreira em uma de suas palestras,frisa que "TODOS PODEM APRENDER", e não classificar nos primeiros dias de aula, as criança,como , é fraca,média ou forte.Não se pode ignorar o conhecimento adquirido que elas já trazem consigo, o professor tem que ter consideração e descobrir os valores existentes em sala de aula e ambos terão confiança  na troca de saberes entre aluno/professor e professor /aluno.
Na educação infantil as crianças recebem informações sobre a escrita brincando com a sonoridade das palavras,reconhecendo semelhanças e diferenças entre termos, manuseando materiais escrito como: revistas,gibis,livros,fascículos e outros, onde o professor poderá ler para a turma servindo de escrita na produção de textos coletivos.Sabendo que muitos alunos estão mergulhados na aprendizagem convivendo com adultos alfabetizados e com livros em casa ou aprendendo as letras  no teclado do computador onde chamamos de uma geração que vivem em um mundo letrado de uma ambiente alfabetizador de objetos alfabetizadores mesmo os que vivem na área rural.
Essa aprendizagem de ler e escrever é preciso que o aluno participe de atos  de leitura,escrita onde o professor alfabetizador envolverá os mesmos em atividades  que os façam pensar e compreender a escrita tornando os aptos a dar passos mais ousados em seus escritos e papeis de leitura.

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