TRANSPORTANDO CONFETES
IDADE = A partir dos 7 anos
ATIVIDADEO professor colocará em cada
mesa 2 pratos, um com 10 confetes e outro vazio, distribuirá entre as crianças
os canudinhos, ao sinal do professor as crianças deverão sugar os confetes com
os canudinhos e transportá-los para o outro prato, quem conseguir transportar
mais rápido todos os confetes ganhará a competição.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Coordenação;
- Atenção;
- Capacidade de sugar e segurar;
- Habilidade.
SACO SURPRESA
IDADE = De 6 a 8 anos
MATERIAL = Saco de pano, canetão preto,
papel canson, contact e tesoura.
ATIVIDADE
O professor deverá recortar quadrados
de 5cm por 5cm e dento deles escrever em letras grandes os encontros
consonantais: bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os
dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em
cima dos quadrados e colocá-los em um saco. O professor irá passar o saco e
cada criança deverá pegar um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou
o encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca um ponto, se erra não
marcará nada.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Aquisição de lingüagem.
OBSTÁCULOS COM GARRAFAS
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Garrafas de 2 litros de
Coca-Cola, àgua, anelina, glitter.
ATIVIDADE
O professor deverá pedir para cada
aluno trazer de casa uma garrafa de Coca-Cola, juntos encherão a garrafa de
àgua, colocarão anelina e glitter. As garrafas ficarão coloridas e brilhantes,
servirá também para trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é
fazer de obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que quiser
em zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para que as crianças
possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar desviando dos
obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve formar duplas que irão
correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará pelo mesmo caminho
que fizeram ora sozinhos, ora acompanhados.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Observação;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial.
OLHO MÁGICO
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Papel cartão, figuras de
animais objetos, brinquedos, etc.
ATIVIDADE
A professora deverá fazer um buraco bem
pequeno no centro do papel cartão, em seguida colocará a figura embaixo do
papel cartão, deixando a mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o
que é o nome do que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a
figura através do buraco.
OBJETIVOS:
- Percepção visual;
- Coordenação visual e manual;
- Destreza manual;
- Observação;
- Imaginação;
- Fazer comparações;
- Reconhecimento de formas.
ORDENS CONTRÁRIAS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve colocar as crianças
enfileiradas na posição horizontal e dar ordens para as crianças, porém as
crianças devem fazer exatamente o contrário que o condutor mandar, se alguma
criança obedecer a ordem será eliminada.
OBJETIVOS:
- Integração da sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Agilidade;
- Compreensão;
- Percepção auditiva.
PALAVRA CHAVE
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá falar uma palavra
chave, ele contará uma história, todas as vezes que está palavra for dita as
crianças deverão bater palmas ou outro som a ser determinado pelo condutor.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Lingüagem oral.
PALAVRA SURPRESA
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve colocar um aluno para
fora da sala. Os que permanecerem vão escolher uma palavra (concreta ou
abstrata), depois que todos souberem qual é a palavra o aluno que estava fora
da sala deve entrar e fazer perguntas aos colegas para poder adivinhar qual a
palavra escolhida, porém, os alunos só poderão responder "sim ou
não". O aluno ganhará um ponto se acertar a palavra e retornará ao seu
lugar se após 3 tentativas ele não descobrir a palavra secreta. OBS: Se a
classe for muito numerosa o aluno só poderá perguntar uma vez para cada aluno,
mas se a classe for pequena o professor deve conduzir o final das perguntas.
OBJETIVOS:
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.
PALAVRAS AO VENTO
IDADE = A partir dos 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Um aluno escreverá uma palavra bem
lentamente no ar, os outros alunos deverão descobrir que palavra ele escreveu.
Quando ele terminar, cada aluno na sua vez dirá o que ele escreveu, para cada
aluno que acertar marcará um ponto, se caso ninguém acertar, o aluno não passa
a sua vez e continua a escrever, mas se alguém acertar ele passará sua vez para
o próximo.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação.
PALAVRAS ESCONDIDAS
IDADE = 5 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá pedir aos alunos que
pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O professor deverá estipular 2 minutos
para eles pensarem, para os alunos que acertarem 1 ponto, os que não conseguir
pagarão uma prenda.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.
PALAVRAS NA SEQÜÊNCIA
IDADE = 6 a 10 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças devem estar dispostas da
maneira que quiserem. Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o
mesmo e acrescenta mais um e assim consequentemente, elas não podem alterar a
ordem da palavras e nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do
jogo e espera o fim para retornar.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Seqüência.
PALAVRAS PROIBIDAS
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve falar a classe quais
são as palavras proibidas que será: não, sim e porque. Vai escolher um aluno
que vai ser interrogado pelos demais colegas, que irão fazer perguntas que
induzirá a criança interrogada a falar as palavras proibidas, quando este errar
deverá pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.
OBJETIVOs
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
PARA QUE SERVE
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá imaginar um objeto e
fazer a seguinte pergunta: Este objeto serve para pintar ? As crianças deverão
tentar adivinhar dizendo os objetos que lhe vier a mente: canetinha, lápis de
cor, giz de cera, pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas,
dificultando na medida do possível. O aluno que acertar ganhará um ponto,
vencerá o que tiver mais pontos.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Lingüagem oral.
PASSAGEM PELOS VÃOS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Garrafas de plástico vazias
e uma bola.
ATIVIDADE
O condutor deverá colocar as garrafas
de plástico a uma boa distância uma da outra (dependendo da habilidade dos
jogadores), em uma reta paralela. Os jogadores deverão jogar a bola rastejando
no chão e tentar não atingir as garrafas de plástico, as crianças que
conseguirem mais vezes passar pelos vãos das garrafas ganharão o jogo.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Coordenação visomotora;
- Coordenação motora;
- Atenção;
- Orientação espacial;
Nenhum comentário:
Postar um comentário