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domingo, 29 de abril de 2012


COMO FAZER UM PROJETO PASSO A PASSO


ELEMENTOS DE UM PROJETO DE PESQUISA



1-                 APRESENTAÇÃO


2-                 JUSTIFICATIVA
A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

3-                 OBJETIVOS
A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim.
Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias.
Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc..


4-                 PROBLEMÁTICA
O Projeto de Pesquisa sempre deve ter um problema que funciona como mola propulsora de sua escrita. Sempre que se tem um tema escolhido, logo devemos formular o problema, pois, o Projeto de Pesquisa busca justamente dar resposta às
inquietações do pesquisador.
Os problemas são fenômenos ou fatos que não possuem explicação ou solução, sendo objeto de discussão, e para solucionar este problema, a resposta ou explicação para ele se dará através da pesquisa ou comprovação dos fatos, que delimitará a pesquisa e com isso facilitará a investigação.
Formular um problema é um grande problema?
A formulação de um problema é uma das tarefas mais difíceis do projeto de pesquisa, pois indica exatamente qual a dificuldade que se pretende envolver. É um processo contínuo de pensar refletivo e com uma dose de imaginação criadora.
Os problemas sempre se apresentam em forma de pergunta e devem ser caracterizados com os seguintes aspectos:
a) deve ser resolvido com a pesquisa,
b) deve trazer novos conhecimentos,
c) deve levar à uma conclusão válida,
d) deve ser interessante.

5-                 REFERENCIAIS TEÓRICOS
é um resumo sobre o tema já definido e delimitado, enfatizando conceitos, características, justificativas de modo compacto com as devidas fontes (autores, ano e página) de profissionaiss experientes. Esse resumo pode ser compilado através de textos de revistas, jornais, livros, Tvs, Rádio, boletins, enfim, documentos confiáveis consultados em bibliotecas, entrevistas na mídia, documentários, etc. As fontes deverão constar da bibliografia do projeto de pesquisa de modo completo, de acordo com normas da ABNT ou da Associação selecionada pelo seu orientador/a.

6-                 METODOLOGIA
 A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.
É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

7-                 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.
O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.
Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador.
LEITURAS E FICHAMENTOS DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS
MARÇO DE 2008 A JUNHO DE 2009
ENTREVISTAS COM PROFESSORES E ALUNOS
DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2008
TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS
JANEIRO E FEVEREIRO DE 2009
ANALISE DAS ENTREVISTAS
MARÇO E ABRIL DE 2009
PRODUÇÃO DA MONOGRAFIA
JUNHO A NOVEMBRO DE 2009

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