A criança vinda ao
mundo
Ao nascer o pequeno bebe, ele sai do seu mundo escuro, quente
e protegido, para penetrar no ambiente terrestre. Até as coisas mais
elementares na sua vida ,como a respiração,são totalmente novas e devem ser aprendidas para que ele sobreviva no mundo externo.
Coma primeira inspiração inicia se um longo caminho de
aprendizado em que muitas coisas têm que ser treinados, como por exemplo,
alimentar se, ou melhor, alimenta se de algo exterior. O bebe deve aprender a
levantar a cabeça, a sentar e finalmente a ficar em pé e andar.
A criança pequena brinca o tempo todo, mas, na verdade ela
esta treinando. Todo tempo a criança brinca de levantar e sentar e acha
engraçado nós corremos para ajuda La mas na verdade ela esta treinando ou então ela joga o brinquedo e
agente pega e repete exaustivamente e incansavelmente o movimento
ate que a paciência da mãe se esgote e tira o objeto da mão da criança. Para
nós adultos, tal procedimento é bobo e sem sentido, mas o que faz a criança na realidade?Ela
esta penetrando no mundo onde atua rigidamente a força gravitacional, todo
objeto que for abandonado no ar cairá ate se chocar com o chão ou contra alguém
objetivo que se interponha. A vida intra uterina o poupava dessa força
gravitacional,assim se a criança quiser,ficar de pé por volta de uma ano ficará
em pé com suas próprias perninhas ela
deve ter tido antes intensas vivencias em relação a gravidade para alcançar a
verticalidade como ser humano.Ela deve
nesse processo vencer a relações de peso
na terra,pois a verticalidade significa para o ser humano levantar suas
cabeça,na influencia unicamente
terrestre o que mais tarde possibilitara
o pensar.
O que faz a criança quando incansavelmente, ao apanhar objetos
e a deixa cair?Ela vivencia o confronto com a força gravitacional, não no nível
do pensamento, mas como vivencia. Essa experiência de largar o objeto vê- lo
cair e ouvi lo chocar se no chão tem que
se repetir inúmeras vezes,ate que se
torne vivencia madura.Um pano cai sutilmente até alcançar uma ante para,uma
pedra já cai mais rápido e faz um barulho seco ao se chocar com o chão.Madeiras
e metais tem cada qual o seu som característico ao cair assim por diante.São experiência
tão intensas que as crianças se cansa e tem que dormir,será um ato de feed back por isso ,enquanto dorme sorri como
ato heróico fascinante
Temos que ter em mente que estado dessa criança é como um
viajante que chega a um continente ou país, onde a natureza, as leis, os
costumes e a linguagem das pessoas completamente desconhecidas. Tudo terá que
ser vivenciado e aprendido,para que se torne conhecido.Não
podemos esquecer que na criança pequena
o intelecto e a visão ainda não estão desenvolvidos.As mãos,as pernas,a barriga
e a boca devem vivenciar,vivenciar e vivenciar
novamente vivenciar,até que a cabeça lentamente possa acordar e entender tudo
em sua volta.Água,fogo,terra e outros.
Para entendermos o que esta sendo falada, a criança na escola
quando o professor falar sobre córrego, ou rio, ou mar, cachoeira aparecerão em
sua consciência inúmeras vivencias feitas com o elemento água, a água suave do
regato que corre cintilante por entre seus dedinhos, a água salgada de um banho
de mar, a água de um chuvisco que umedece a pele ou grossos pingos na cabeça no
início de uma tempestade ou até a calça molhada quede tanto brincar molhou por esquecer-se
de ir ao banheiro toda essa multiplicidade aparecerá quando o professor na
época falar sobre água.
Por qual quer razão essa criança não tem tido essa vivencia
com água, por que a mãe sentisse medo que a criança ao molhar se resfriasse, ou
por não poder molhar ou sujar a roupinha, ou então horas sentada e só tenha
feito vivencias com os olhos e ouvidos sem que as mãos tivesse tocado em algo
ou os pés percebido alguma coisa. Como educadores saberemos e conhecemos a
criança que tiveram experiências ricas e
intensas ao brincar.A criança de um modo geral procura suas vivencias pois ela
tem necessidade elementar de confrontar se com força gravitacional e os
elementos:ar,água,fogo e terra.
É característico que nos dois primeiros anos de vida ela de
continuidade ao hábito elementar de sua vivencia pré natal tudo o que ele vê é
levado à boca. Em outras palavras tudo é interiorizado por isso tudo vai a boca,por que na sua existência
pré natal percepção significa interiorização.Aos poucos vai aprender que aqui
na terra ela pode utilizar de seus sentidos e conhecer apalpando,cheirando
degustando,ouvindo e vendo
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