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sábado, 2 de fevereiro de 2013

A criança ao sair do seu mundo intra uterino


A criança vinda ao mundo
Ao nascer o pequeno bebe, ele sai do seu mundo escuro, quente e protegido, para penetrar no ambiente terrestre. Até as coisas mais elementares na sua vida ,como a respiração,são totalmente novas e devem ser  aprendidas para que ele sobreviva  no mundo externo.
Coma primeira inspiração inicia se um longo caminho de aprendizado em que muitas coisas têm que ser treinados, como por exemplo, alimentar se, ou melhor, alimenta se de algo exterior. O bebe deve aprender a levantar a cabeça, a sentar e finalmente a ficar em pé e andar.
A criança pequena brinca o tempo todo, mas, na verdade ela esta treinando. Todo tempo a criança brinca de levantar e sentar e acha engraçado nós corremos para ajuda La mas na verdade ela esta  treinando ou então ela joga o brinquedo e agente  pega e repete  exaustivamente e incansavelmente o movimento ate que a paciência da mãe se esgote e tira o objeto da mão da criança. Para nós adultos, tal procedimento é bobo e sem sentido, mas o que faz a criança na realidade?Ela esta penetrando no mundo onde atua rigidamente a força gravitacional, todo objeto que for abandonado no ar cairá ate se chocar com o chão ou contra alguém objetivo que se interponha. A vida intra uterina o poupava dessa força gravitacional,assim se a criança quiser,ficar de pé por volta de uma ano ficará em pé com suas próprias perninhas  ela deve ter tido antes intensas vivencias em relação a gravidade para alcançar a verticalidade como  ser humano.Ela deve nesse processo vencer a  relações de peso na terra,pois a verticalidade significa para o ser humano levantar suas cabeça,na influencia  unicamente terrestre o que  mais tarde possibilitara o pensar.                         
O que faz a criança quando incansavelmente, ao apanhar objetos e a deixa cair?Ela vivencia o confronto com a força gravitacional, não no nível do pensamento, mas como vivencia. Essa experiência de largar o objeto vê- lo cair e ouvi lo  chocar se no chão tem que se repetir  inúmeras vezes,ate que se torne vivencia madura.Um pano cai sutilmente até alcançar uma ante para,uma pedra já cai mais rápido e faz um barulho seco ao se chocar com o chão.Madeiras e metais tem cada qual o seu som característico ao cair assim por diante.São experiência tão intensas que as crianças se cansa e tem que dormir,será um ato de  feed back por isso ,enquanto dorme sorri como ato heróico fascinante
Temos que ter em mente que estado dessa criança é como um viajante que chega a um continente ou país, onde a natureza, as leis, os costumes e a linguagem das pessoas completamente desconhecidas. Tudo terá que ser  vivenciado e  aprendido,para que se torne conhecido.Não podemos esquecer que na  criança pequena o intelecto e a visão ainda não estão desenvolvidos.As mãos,as pernas,a barriga e a boca devem vivenciar,vivenciar  e vivenciar novamente vivenciar,até que a cabeça lentamente possa acordar e entender tudo em sua volta.Água,fogo,terra e outros.
Para entendermos o que esta sendo falada, a criança na escola quando o professor falar sobre córrego, ou rio, ou mar, cachoeira aparecerão em sua consciência inúmeras vivencias feitas com o elemento água, a água suave do regato que corre cintilante por entre seus dedinhos, a água salgada de um banho de mar, a água de um chuvisco que umedece a pele ou grossos pingos na cabeça no início de uma tempestade ou até a calça molhada quede tanto brincar molhou por esquecer-se de ir ao banheiro toda essa multiplicidade aparecerá quando o professor na época falar sobre água.
Por qual quer razão essa criança não tem tido essa vivencia com água, por que a mãe sentisse medo que a criança ao molhar se resfriasse, ou por não poder molhar ou sujar a roupinha, ou então horas sentada e só tenha feito vivencias com os olhos e ouvidos sem que as mãos tivesse tocado em algo ou os pés percebido alguma coisa. Como educadores saberemos e conhecemos a criança que  tiveram experiências ricas e intensas ao brincar.A criança de um modo geral procura suas vivencias pois ela tem necessidade elementar de confrontar se com força gravitacional e os elementos:ar,água,fogo e terra.
É característico que nos dois primeiros anos de vida ela de continuidade ao hábito elementar de sua vivencia pré natal tudo o que ele vê é levado à boca. Em outras palavras tudo é interiorizado  por isso tudo vai a boca,por que na sua existência pré natal percepção significa interiorização.Aos poucos vai aprender que aqui na terra ela pode utilizar de seus sentidos e conhecer apalpando,cheirando degustando,ouvindo e vendo

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