Seguidores todos que amem a educação

terça-feira, 4 de abril de 2017

Repensar a Diversidade na Educação

O preceito Constitucional de que: <todos são iguais perante a lei> (cf. art 5º) ,tem que repensar sobre nossas escolas do século XXI,pois, precisamos ter uma escola flexível,que valorize as diferenças.Isto é, precisamos adotar uma nova forma de pensar a educação: saber que toda a aprendizagem se dá por meio  de intenções e,estimular a cooperação, dessa forma construir novas formas de aprendizagem.
Pensar numa escola de qualidade onde as crianças,jovens e adultos,conseguem desenvolver competências necessárias ao exercícios de sua humanidade e cidadania plena.
Outrora as escolas do século XX1, tinha um perfil tradicionalista onde tinha o monopólio das informações e do saber,uma vez que as tecnologias disponibilizam tudo de forma agradável e lúdica , a lógica e termos uma escola flexível que valorize e desenvolva  as diferenças e compartilhe o desafio  de aprender o que fazer e quais práticas adotar atendendo as exigências atuais ,adaptando -se aos alunos e não o inverso.
Quanto aos professores,dessa nova escola, devem basear o seu fazer pedagógico,reconhecendo as diferentes inteligências,complementando  e estimulando aprendizagens diferentes.Reconhecer culturas ,as varias formas de ver o mundo, de se expressar e se relacionar com a comunidade escolar.
Sendo assim teremos uma escola que ira desenvolver uma aprendizagem de conveniência,respeito e tolerância cumprindo o que prevê na LDB, 9.394/96 (leis de diretrizes e bases) em seu art 1

Nenhum comentário: