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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Blinquedoteca


BRINQUEDOTECA na visão de
 PERRENOUD,FELIPPE

A Brinquedoteca é compreendida como um espaço no qual o livre brincar da criança. Este livre brincar se caracteriza pela realização do seu desejo e caberá somente a ela escolher neste espaço, aquilo que vai de encontro a sua necessidade afetiva, como também psicológica. Perrenoud acredita que por meio do brincar a criança elabora e reelabora as suas vivências e a partir do brinquedo que ela realiza uma espécie de catarse, pois o brinquedo inconscientemente serve a elaboração e resolução de suas frustrações e medos ou ainda como um simples e importante ato de brincar.
A educação infantil é um período valioso na construção da vida com grandes oportunidades para a criança o que se traduz em desafios para educadores. A Brinquedoteca avalia nas crianças o seu desenvolvimento através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e através das atividades lúdicas  suas potencialidades ( PERRENOUD,FELIPPE (2000) A Brinquedoteca não significa  apenas uma sala de brinquedos e sim uma mudança de postura e padrões na conduta da criança  frente a EDUCAÇÃO INFANTIL.
A Brinquedoteca proporciona ao professor e aos alunos inúmeras experiências enriquecedoras desenvolvendo a inteligência, criatividade, sociabilidade, construindo conhecimentos de forma espontânea e prazerosa.
PERRENOUD,FELIPPE (2000) diz que o professor especialista tem  olhos nas costas e é capaz de aprender o essencial que se  passa em varias  cenas sem ficar  siderado ou estressado é capaz  de realizar as principais competências de dirigir e organizar situações de aprendizagem, administrar a progressão dos aprendizes, conhecer  e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação, envolvendo os alunos em suas  aprendizagens  e em seus trabalhos, trabalhando em equipes, envolvendo os pais  e alunos a participar das atividades administrativas da escola, usando novas tecnologias fazendo capazes de enfrentar   os deveres  e os dilemas tornando os criativos e lúdicos através de criatividades.
O Educador brinquedista tem que estar comprometido com essas competências que influenciaram na formação  e na compreensão  de Mundos dessas crianças
Segue se a correlação das Dez  competências

1. Organizar e dirigir situaçôes de aprendizagem
Conhecer, para determinada disciplina, os conteùdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem

A turma obteve conhecimentos e conteúdos para  transmitir as crianças o que deveria ser feito

Trabalhar a partir das representações dos alunos
A turma fez três apresentações onde foi trabalhada o que se aprendeu em sala de aula

Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem
Após as apresentações foi feito uma aula onde foi colocado os erros e o que faltou para que pudéssemos ser bem apresentados

Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas
A turma sendo orientada pela professora Myrle planejamos as sequencias didáticas a serem abordadas na sala da brinquedoteca

Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento
A turma após orientada teve condições de envolver os alunos da Escola Comunitária Silva Bragança juntamente com seus professores que se sentiram maravilhados com os conhecimentos de Mundos em sua volta
2. Administrar a progressão das aprendizagens
Conceber e administrar situaçôes-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos
Foi colocado de forma bem sucinta  após a  segunda apresentação os problemas que a turma  teve em relação a apresentação oferecida

Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino
Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem
Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa
Os alunos da Comunidade foram avaliados  
Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão
Rumo a ciclos de aprendizagem
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma
Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto
Fomecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades
Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
Uma dupla construção
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação
Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos
Oferecer atividades opcionais de formação
Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno
Os alunos da Comunidade todos foram envolvidos juntamente com seus professores despertando neles a vontade de aprender cada vez mais dentro das regras e diretrizes

5. Trabalhar em equipe
Elaborar um projeto em equipe, representações comuns
Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões
Formar e renovar uma equipe pedagógica
Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais
Administrar crises ou conflitos interpessoais


A turma se esmerou trabalhando em equipes, gerenciando os problemas apresentados analisando as praticas pedagógicas


6. Participar da administração da escola
Elaborar, negociar um projeto da instituição
Administrar os recursos da escola
Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros
Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos
Competências para trabalhar em ciclos de aprendizagem
A turma para se apresentar se envolveu nas questões administrativas do IFPA coordenou e dirigiu o projeto oferecido pela administração de pedagogia professora CELIAMAR
7. Informar e envolver os pais
Dirigir reuniões de informação e de debate
Fazer entrevistas
Envolver os pais na construção dos saberes
" Enrolar "

Os pais foram envolvidos nos dando autorizações pra que desenvolvessemos os  trabalho pedagógicos
8. Utilizar novas tecnologias
A informática na escola : uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou um simples meio de ensino ?
Utilizar editores de texto
Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino
Comunicar-se à distância por meio da telemática
Utilizar as ferramentas multimídia no ensino
Competências fundamentadas em uma cultura tecnológica

Foi utilizado todos os meios de tecnologias que estavam em nossa volta tipo:
Radio, TV, COMPUTADORES, MULTIMIDIAS e outros........
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
Prevenir a violência na escola e fora dela
Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais
Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta
Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula
Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça
Dilemas e competências
Foi ensinado aos alunos da Comunidade Silva de Bragança o proposto do item 9 dessa competencia
10. Administrar sua própria formação continua
Saber explicitar as próprias práticas
Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação continua
Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede)
Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo
Acolher a formação dos colegas e participar dela
Ser agente do sistema de formação continua

Nessa competência termino com as palavras sábias do professor PAULO FREIRE que diz:

O EDUCADOR já não é o que apenas EDUCA, mas o que enquanto EDUCA  é  EDUCADO, em diálogo com o  EDUCANDO que ao ser EDUCADO, também EDUCA

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