Inteligências
múltiplas – novo conceito em educação
No início dos anos oitenta, na Universidade de Harvard, Estados
Unidos, o psicólogo Howard Gardner concluiu através de suas pesquisas que a
inteligência humana é como um quebra-cabeça composto por nove peças, todas de
mesmo valor e importância. Segundo
Gardner é características que classificam que tipo de inteligência cada pessoa
possui, bem como quais as facilidades que essas trazem para nossa vida. Antes
dessa descoberta, a principal teoria que tratava da inteligência era a de
Alfred Binet, que criou um teste de inteligência que media o QI (quociente de
inteligência), mas sua área de atuação se limitava apenas à matemática e à
linguagem.
A palavra inteligência tem sua origem na junção de duas outras
palavras latinas, a palavra inter (entre) e a palavra legere (eleger ou
escolher), ou seja, é a capacidade de fazer a escolha melhor entre duas ou mais
situações. As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas
áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógica-matemática,
espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e
intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada
um tem as que são mais e menos desenvolvidas.

Área
cerebral de cada inteligência
A inteligência verbal ou
linguística
aparece aos dois anos de idade, porém vai-se definindo ao longo da vida. As
pessoas que possuem essa inteligência desenvolvida, mesmo sem ter passado pela
escola, conseguem organizar suas frases de forma clara e objetiva. Normalmente
são pessoas que gostam de ler, escrever, tem boa memória, ótima verbalização e
sabem debater. Aparecem mais em escritores, poetas e profissionais da área de
publicidade e jornalismo. Se essa inteligência não é bem desenvolvida na
infância, o indivíduo apresenta dificuldades na fala ou não se interessa por
aulas de outros idiomas.
Lógica-matemática, está presente em
pessoas que podem enxergar as projeções geométricas, têm facilidade para
solucionar problemas matemáticos, da área da informática, química ou física.
Pessoas como mestres de obras, economistas, engenheiros e matemáticos a tem em
evidência. A criança que se recusa a estudar matemática provavelmente não
possui essa inteligência desenvolvida.
Espacial, aparece em pessoas com
bom sentido de localização, facilidade com mapas, gráficos e diagramas. As
crianças que possuem essa inteligência costumam brincar com amigos imaginários.
Está presente em arquitetos, navegadores, jogadores de xadrez e estrategistas.
Normalmente não aparece em crianças que apresentam dificuldades em se localizar
ou em descrever pequenos trajetos e evitam matérias como geografia.
Pictórica, ligada a pessoas com
facilidade em se expressar através dos desenhos, pinturas e esculturas, cria
imagens mentais. Os pintores, escultores e artistas plásticos possuem essa
inteligência mais desenvolvida. Normalmente não aparece em crianças que dizem
que não conseguem e não sabem desenhar.
A
inteligência musical está presente em crianças que se movimentam ao som de uma
música como que obedecendo a ordens, pessoas que tem boa entonação de voz,
ritmo, timbre e sensibilidade emocional à música. Aparece em compositores,
músicos, maestros e cantores. As crianças que não a possui não distinguem sons
altos de baixos e não conseguem fazer boa entonação da voz.
Corporal-cinestésica é a capacidade de
resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo inteiro ou parte do
mesmo. Muito aguçada em bailarinos, jogadores de futebol e outros atletas,
cirurgiões, artistas de circo e mecânicos. Precisa ser trabalhada quando a
criança não consegue fazer atividades que exigem controle motor refinado, como
amarrar cadarços, fazer o número quatro com seu corpo, etc.
Naturalista é a inteligência das
pessoas que se descobrem como parte integrante do mundo animal e vegetal.
Pessoas que falam com as plantas, com animais e se percebem como folha da
árvore desta floresta que é a vida. Não aparece em crianças com pouca
criatividade.
Interpessoal, é a maneira como
construímos nossas relações com outras pessoas e a forma como nos sentimos
completos quando em relação às mesmas. Podemos caracterizar em pessoas com
sociabilidade, cooperação, capacidade de fazer amigos, comunicabilidade. Aparecem
em políticos, professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores,
gerentes e relações públicas. Quando a criança não a tem desenvolvida, torna-se
muito tímida e se isola das outras.
Intrapessoal, é a inteligência da autoestima,
do autorrespeito e da auto- aceitação, ou seja, é a maneira como a pessoa se
vê, como conviver com suas limitações e potencialidades. Aparece em pessoas
otimistas, que respeita seus valores morais e princípios. Aparece em
psicólogos, filósofos, romancistas, gurus e místicos. Crianças exageradamente
egoístas não conseguiram desenvolvê-la.
Assim, vimos que o cérebro de todos é constituído das nove
inteligências emocionais e isso tem ajudado muito a escola, os professores, os
pais e os próprios alunos a entenderem seu processo de aprendizagem. Os
professores bem como a escola, de forma geral, precisaram passar por períodos
de reciclagem a fim de buscar novas formas de trabalho, que constituam no
respeito à integridade do indivíduo, bem como as formas de avaliar os alunos,
através da sensatez e da sensibilidade, proporcionando aos mesmos fazerem
trabalhos individuais, em grupos, pesquisas e participação nas aulas.
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