Começamos a pensar a educação,a pedagogia.Qual foi o motivo da minha escolha pelo curso de Pedagogia?Foi o simples ato de gostar de ler,falar,construir,refletir sobre educação.E esses processos educacionais,presente nas dinâmicas sociais de uma nação, envolvem diferentes ações:ensinar,formar,desenvolver,transformar,adaptar,construir,preparar,adestrar,sistematizar,exercitar,instruir etc.Essas ações, e muitas outras, contextualizadas,fundamentadas,problematizadas e inseridas em uma determinada compreensão teórica,do que é educação e do papel do pedagogo diante desse mundo.
Processos de educação informais, não-formais,formais,intencionais ou não intencionais,envolvem diferentes sujeitos sociais,diferentes pessoas,diferentes profissionais.O pedagogo é um desses atores.
Educação e Pedagogia: um caminhar conjunto
É comum utilizarmos os termos educação e pedagogia como sinônimos. De fato, ambos possuem semelhanças, referem-se a processos parecidos,confundem-se em seus preceitos.Mas há diferenças epistemológicas que precisam ser anotadas no início de nossa jornada acadêmica.
Pedagogia significa condução de crianças,condução ao saber. O termo tem origem histórica na Grécia Antiga e referia-se á atividade delegada ao escrevo que conduzia as crianças aos mestres para que eles as instruíssem.Assim o escravo pedagogo não só continuou a agir como condutor de crianças, mas também assumiu as funções de preceptor(GHIRALDELLIR JR,1994,p.8)
Pedagogia,portanto, diz respeito ao processo de educação.Processo no sentido de caminho, de trajetória ao conhecimento,ao saber.A Pedagogia estuda os conteúdos, os objetivos, a metodologia,os sujeitos envolvidos,as condições estruturais, a organização,enfim, tudo aquilo que diz respeito ás práticas educacionais.
Educação, por sua vez, é o desenvolvimento, a aplicação das teorias com o objetivo de formar o ser humano em suas diversas dimensões: física, moral,intelectual, espiritual, etc. "A educação, ao mesmo tempo que produz pedagogia,é também direcionada e efetivada a partir das diretrizes da pedagogia"(GHIRALDELLIR JR,1994,p.9).
Dois autores brasileiros na área educacional defini pedagogia.
Libâneo definiu pedagogia como " teoria e prática da educação"(1998,p.89) e apontou a prática educativa como o "objetivo peculiar de estudo da ciência pedagógica, que da unidade aos aportes das demais ciências da educação"(1998,p.89).
Pimenta define a Pedagogia como ciência da educação que tem a prática- a qual se constitui em seu objetivo de estudo-como ponto de partida e de chegada.Compete a ela, diz a autora,"articular os diferentes aportes/ discursos das ciências da educação,[...] significá-los no confronto com a pratica da educação e frente aos problemas colocados pela prática social da educação e frente aos problemas colocados pela prática social da educação"(1997,p.70).
Nenhum comentário:
Postar um comentário