Diante da responsabilidade que se apresenta à escola de Educação Infantil, e com o histórico de ter começado com uma tendência assistencialista, as ações na Educação Infantil , nos tempo atuais, são confundidas por pais e também por professores. Acreditamos que uma das questões básicas seja agregar o cuidar ao processo educativo. O educar e o cuidar não podem ser dissociados.O que deve acontecer é a mudança na maneira como são percebidos tais processos. Educação é um processo maior que envolve, entre outras ações, o cuidado aos educandos com o objetivo de construção da autonomia e identidade da criança pequena, no caso da educação infantil.
O processo educativo sistematizado agrega o espaço de lazer e o cuidado pelas crianças. Um determinado número de regras, normas, comportamentos e informações, conjuntas ,irão fundamentar a vivência que estas crianças terão ao longo de suas histórias no ambiente escolar, construindo uma visão de mundo e de si também.
Esse aprendizado deve ser sistematizado e trabalhando no ritmo da criança.Assim ela conseguirá desfrutar da alegria da descoberta, do encanto pelo aprender.Para conseguir isso, o Gestor da Educação Infantil
não pode adotar em sua unidade escolar regras fechadas, absolutas.Para obter sucesso na ação pedagógica é preciso disciplina, planejamento,intencionalidade.Um pedagogo pode (e consegue) ser organizado, competente, inovador,sem ser autoritário.
Criar um ambiente que seja adequado,acolhedor e estimulante deve ser o primeiro passo a ser tomado.Criatividade é uma expressão que não pode faltar.Algumas escolas ,por exemplo ,dispõem seu trabalho saudável e diversificado aos seus alunos.Um ambiente bem planejado e atraente colabora para a execução metodológica dos professores e para o desenvolvimento relações de ordem social, estimulando os aspectos cognitivo,afetivo,psicomotor e social.Assim as atividades não caem em rotinas cansativas,para professores e crianças.exemplo
HORÁRIO 2º FEIRA 3º FEIRA 4º FEIRA 5º FEIRA 6º FEIRA
8h-8h30 Acolhimento Acolhimento Acolhimento Acolhimento Acolhimento
8h30-9h Café Café Café Café Café
9h-9h30 Leitura Brinquedos Movimento Música Jogos
9h30-10h Pátio Música Leitura Brinquedos Movimento
10h-10h30 Jogos Jogos Parque Movimento Música
10h30-11h Banho Banho Banho Banho Banho
11h-11h30 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço
11h30-13h Repouso Repouso Repouso Repouso Repouso
13h-13h30 Despertar Despertar Despertar Despertar Despertar
13h30-14h Lanche Lanche Lanche Lanche Lanche
14h30-15h Brinquedos Movimento Música Patio Leitura
15h-15h30 Banho Banho Banho Banho Banho
15h30-16h Janta Janta Janta Janta Janta
16h-16h30 Música Brinquedos Leitura Jogos Parque
16h30-17 Despedida Despedida Despedida Despedida Despedida
Um bom planejamento é imprescindível! Quando temos um currículo construído por salas ambientes não significa que as atividades sejam rotineiras, ao contrário, pois serão realizadas em dias alternados, de forma causará expectativa até mesmo nas próprias crianças.
A ação pedagógica, dessa vez não acontecem em um único lugar. E é justamente na organização desse espaço que o pedagogo mostra uma de suas competências: a Gestão.
Para gerir uma instituição de Educação Infantil, o pedagogo deverá ter conhecimento de que a educação, principalmente no que diz respeito ao conhecimento das leis e possibilidades pedagógicas que estruturam e norteiam a Educação Infantil.
Além de gerir os assuntos educacionais, é importante que o pedagogo na Gestão de Educação Infantil tenha atuação integrada,procurando promover o desenvolvimento da escola como um todo. Não é importante apenas que ele resolva os problemas imediatos, de acordo com o surgimento dos mesmo, é preciso que ele organize e estabeleça ações de maneira que o clima seja favorável ao trabalho de todos. Nesse sentido a direção da instituição tem um papel chave nesse processo quando auxilia a criação de um clima democrático e pluralista.Deve incentivar e acolher as participações de todos de modo a possibilitar um projeto que contemple a explicitação das divergências e das expectativas de crianças, pais, docente,comunidade.( BRASIL,1998,p.67).
A escola ,mesmo que pertença à rede privada de ensino, não possui um único dono.Escola é lugar de encontro,participação, debate,construção coletiva. Não é mais concebível a ideia centralizadora de gestão.Cada vez mais é defendida a proposta de uma educação democrática, ou seja, educação efetivada por todos.
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