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segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Gestor na Educão Infantil

Diante da responsabilidade que se apresenta à escola de Educação Infantil, e com o histórico de ter começado com uma tendência assistencialista, as ações na Educação Infantil , nos tempo atuais, são confundidas por pais e também  por professores. Acreditamos que uma das questões básicas seja agregar o cuidar ao processo educativo. O educar e o cuidar não podem ser dissociados.O que deve acontecer é a mudança na maneira como são percebidos tais processos. Educação é um processo maior que envolve, entre outras ações, o cuidado aos educandos com o objetivo de construção da autonomia e identidade da criança pequena, no caso da educação infantil.
O processo educativo sistematizado agrega o espaço de lazer e o cuidado pelas crianças. Um determinado número de regras, normas, comportamentos e informações, conjuntas ,irão fundamentar a vivência que estas crianças terão ao longo de suas histórias no ambiente escolar, construindo uma visão de mundo e de si também.
Esse aprendizado deve ser  sistematizado e trabalhando no ritmo da criança.Assim ela conseguirá desfrutar da alegria  da descoberta, do  encanto pelo aprender.Para conseguir isso, o Gestor da Educação Infantil
não pode adotar em sua unidade escolar regras fechadas, absolutas.Para obter sucesso na ação pedagógica é preciso disciplina, planejamento,intencionalidade.Um pedagogo pode (e consegue) ser organizado, competente, inovador,sem ser autoritário.
Criar um ambiente que seja adequado,acolhedor e estimulante deve ser o primeiro passo a ser tomado.Criatividade é uma expressão que não pode faltar.Algumas escolas ,por exemplo ,dispõem seu trabalho saudável e diversificado aos seus alunos.Um ambiente bem planejado e atraente colabora para a execução metodológica dos professores e para o desenvolvimento relações de ordem social, estimulando os aspectos cognitivo,afetivo,psicomotor e social.Assim as atividades não caem  em rotinas cansativas,para professores e crianças.exemplo
HORÁRIO      2º FEIRA          3º FEIRA      4º FEIRA            5º FEIRA             6º FEIRA
8h-8h30            Acolhimento      Acolhimento     Acolhimento        Acolhimento          Acolhimento
8h30-9h            Café                  Café                   Café                 Café                     Café
9h-9h30            Leitura              Brinquedos       Movimento          Música                    Jogos  
9h30-10h          Pátio                 Música             Leitura                 Brinquedos             Movimento
10h-10h30        Jogos                Jogos               Parque                 Movimento            Música
10h30-11h        Banho              Banho                Banho                 Banho                     Banho  
11h-11h30         Almoço           Almoço            Almoço                Almoço                   Almoço
11h30-13h        Repouso          Repouso           Repouso               Repouso                Repouso
13h-13h30        Despertar         Despertar          Despertar           Despertar               Despertar
13h30-14h        Lanche             Lanche             Lanche                  Lanche                 Lanche                                                 
14h30-15h       Brinquedos        Movimento        Música                Patio                     Leitura
15h-15h30       Banho                Banho                Banho                 Banho                    Banho
15h30-16h      Janta                   Janta                  Janta                   Janta                      Janta
16h-16h30      Música               Brinquedos        Leitura                Jogos                     Parque
16h30-17        Despedida         Despedida         Despedida          Despedida              Despedida

Um bom planejamento é imprescindível! Quando  temos um currículo construído por salas ambientes não significa que as atividades sejam rotineiras, ao contrário, pois serão realizadas em dias alternados, de forma causará expectativa até mesmo nas próprias crianças.
A ação pedagógica, dessa vez não  acontecem em um único lugar. E é justamente na organização desse espaço que o pedagogo mostra uma de suas competências: a Gestão.
Para  gerir uma instituição de Educação Infantil, o pedagogo  deverá ter conhecimento de que  a educação, principalmente no que diz respeito ao  conhecimento das leis e  possibilidades pedagógicas que estruturam e norteiam a Educação Infantil.
Além de gerir os assuntos educacionais, é  importante que o pedagogo  na Gestão de Educação Infantil tenha atuação integrada,procurando promover o desenvolvimento da escola como  um todo. Não é importante apenas que ele resolva os problemas imediatos, de acordo com o surgimento dos mesmo, é preciso que ele organize e estabeleça ações de maneira que o clima seja favorável ao trabalho de todos. Nesse sentido a direção da instituição tem um papel chave nesse processo quando auxilia a criação de um clima democrático e pluralista.Deve incentivar e acolher as participações de todos de modo a  possibilitar um projeto que contemple a explicitação das divergências e das expectativas de crianças, pais, docente,comunidade.( BRASIL,1998,p.67).
A escola ,mesmo que pertença à rede  privada de ensino, não possui um único dono.Escola é lugar de encontro,participação, debate,construção coletiva. Não é mais concebível a ideia centralizadora de gestão.Cada vez mais é defendida a proposta de uma educação democrática, ou seja, educação efetivada por todos.

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