Para muitos,o ensino fundamental é o período mais importante da vida escolar de uma pessoa,pois é ali que,realmente,se concretiza a estruturação dos conhecimentos científicos historicamente construídos pelos homens.
É claro que o conceito daquilo que é mais importante chega a ser muito subjetivo, contraditório, em alguns momentos. Tudo depende do ponto de vista.e como diria Millôr Fernandes , o ponto de vista é a vista através de um ponto.
Ensino Fundamental de 9 anos
O Ensino Fundamental é a etapa obrigatória da educação escolar brasileira.Até pouco tempo , essa etapa de ensino tinha duração de oito anos.Com as leis 11.114, de 16 maio de 2005, e 11.274, de 06 de fevereiro de 2006,que promoveram alterações na lei dos 6 anos de idade.
O objetivo do Ensino Fundamental é a formação básica do cidadão, mediante:
1- o desenvolvimento da capacidade de aprender , tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
2- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;
3- o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
4- o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social ( BRASIL,1996,art.32)
Após as alterações na LDB/96, o período correspondente ao Ensino Fundamental ficou com a seguinte configuração:
FAIXA ETÁRIA DURAÇÃO
Primeira fase: 06 a 10 anos 5 anos
Segunda fase 11 a 14 anos 4 anos
O cenário de mudança proposto ao Ensino Fundamental foi fruto de inúmeras discussões entre educadores brasileiros.Muitos foram os fatores que proporcionaram tal mudança .Alguma delas:
necessidade das famílias em matricular os filhos mais cedo na escola;
permanência maior das crianças no espaço escolar;
garantia de um processo de aprendizagem mais amplo.
Os procedimentos educativos precisam ser adequados à faixa etária das crianças.Não basta possibilitar o acesso ao mundo letrado,pois a responsabilidade do pedagogo é garantir à criança meios para que ela possa interagir nesse mundo letrado, fazendo com que ela se torne sujeito participante do processo.
A Docência nos anos iniciais
Ser professor no ensino fundamental requer algumas condições .Antunes afirma que:
o ato pedagógico , o mais nobre dos gesto de amor,é ministrado por professores,mas muitos creem que também médicos, engenheiros,mecânicos,meteorologistas,advogados ,sabe se la quem mais podem dar uma aula.Afinal, basta conhecer um assunto e ir la à frente falar sobre o mesmo......
Infelizmente poucos sabem que a verdadeira aula consiste em ensinar,aprender, treinar a atenção,desenvolver habilidades, fazer do conteúdo um instrumento para as descobertas de soluções novas.A sociedade brasileira, com raras exceções,ainda não descobriu que se existem aulas que não levam ninguém a lugar algum, existem outras que constroem o ser humano e exploram toda incrível potencialidade de suas múltiplas inteligências.A verdadeira aula é um nobre ato.O ato pedagógico é um ato de amor.(ANTUNES,1998,p.31)
Para que a prática do professor seja estruturada, ele precisa planejar e executar suas ações de maneira coerente.Ensinar significa conduzir, instigar e nortear, propiciar a ação de aprendizagem.Um professor que não é dinâmico, que não faz planejamento , que é conformista e acomodado não consegue desperta no aluno o prazer de aprender.
O professor do ensino fundamental deve ser consciente, de que, além da assiduidade no trabalho a organização da prática pedagógica, deve relacionar os conteúdos à vida dos alunos. Para a efetivação de tal processo: é fundamental que o mediador dessa relação também tenha um domínio seguro deles, de sua ligação com a prática e com os problemas concretos, que saiba trabalhar os conteúdos como instrumentos conceituais para leitura da realidade, como ajuda para compreender o mundo cultural e social (LIBANÊO,2002,p.38).
De acordo com o referido autor, não basta fazer um roteiro dos conteúdos que serão trabalhados nas aulas, o professor precisa também domina-los, contextualiza-los, problematiza-los. Nada melhor do que relacionar tal conteúdo à própria vivência da criança.Agindo assim o professor terá um prática pedagógica que demostrará nas entrelinhas que ele ensina não apenas para cumprir o plano de curso da escola, mas ,sim, com o objetivo de que a aprendizagem do aluno de fato aconteça.
Uma das estratégias que mais se tem usado é o trabalho interdisciplinar,com projetos didáticos, por meio de temáticas que envolvam conteúdos de diferentes disciplinas, de modo que o conhecimento não fique fragmentado.É claro que haverá situações onde tal compartilhamento seja necessário, mas que o ideal é que o professor construa circunstância de aprendizagens que deem sentido ao educando no ato de aprender.Além de todas essas situações ,é necessário que o pedagogo procure adotar em sala de aula , as seguintes características:
linguagem clara
coerência em seu posicionamento( não adotando a famosa regra: faça o que eu digo , mas não faça o que eu faço)
domínio de classe ( ter autoridade é diferente de autoritário)
manter boas relações interpessoais com os alunos.
É importante enfatizar que ser pedagogo, na atuação na docência dos anos ensino fundamental, não é apenas ter uma profissão, ou apenas um modo de ganhar o pão, é uma responsabilidade que lhe é/foi entregue pelos responsáveis( Estado,família,comunidade), assim deve mantê-la diariamente em foco, assumindo-a verdadeiramente
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