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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Formação do professor

Chegar até a Educação Superior pode não parecer um  caminho tão penoso, mas saber aproveitar esse momento de nossa formação pessoal e profissional não é tarefa  tão simples.Acredito que a formação de um profissional competente perpassa por seu posicionamento diante  do mundo vivido, além da própria concepção de ser humano, sociedade,educação e escola.
O significado da  docência
Para ser docente é preciso gostar de gente.É o professor.E esse professor tem que ter consciência da sua importância no contexto sócio-educacional de uma determinada comunidade.O ofício docente esta relacionado com a vida de  inúmeras pessoas.Nóvoa nos ensina que: ser professor implica um corpo-a-corpo permanente com a vida dos outros e com a própria vida. Implica um esforço diário de reflexões e partilha.Implica acreditar na educabilidade de todas as crianças e construir os meios pedagógicos para  concretizá-la (NÓVOA,1995,p.17).
Ser professor atualmente envolve qualidades que ultrapassam as questões formais do exercício do magistério, enquanto agente social presente na escola, instituição responsável pela educação formal das pessoas, deve contribuir  na formação do aluno, priorizando sua aprendizagem e o exercício da cidadania.
O que esperar do futuro  professor?
Se perguntar pro que professor, responderíamos talvez: é a minha vocação, eu levo jeito.Ou então,não havia outra opção, no mercado de trabalho sempre precisa de professor.No imaginativo popular, até mesmo pelo contexto histórico em que a educação escolar brasileira se encontra, verificamos, duas percepções quanto  á presença do professor em nosso meio :é aquela pessoa que não encontrou caminho a seguir ou é aquele profissional que é apaixonado pelo seu trabalho.Carbonell (2001,p.110) pensa que os profissionais da educação devem lembrar-se continuamente de sua vocação,paixão,compromisso. A vocação é um compromisso com a paixão pelas diversas dimensões do conhecimento,psicológicas,epistemológicas,sociais,éticas e políticas-e  pela curiosidade permanente quanto a tudo que acontece na sala de aula, na escola e na comunidade; no município,no estado, no país,e no mundo;  " porque a vocação é uma decisão individual que se projeta no coletivo"(grifo nosso).
Vejamos três competências fundamentais ao futuro professor:
1- Técnica, saber trabalhar com conhecimentos.
2- Dimensão políticas, sabedor dos seus direitos e deveres e saber se relacionar com as pessoas.
3-Dimensão Ética,mediador entre técnicas e políticas e atuação docente.

Um comentário:

PEDAGOGIA LÚDICA DE QUEBKI disse...

Refletir nesse assunto acima sobre a formação do professor,requer uma atenção especial onde os professores precisam ter um compromisso com sua profissão.Esse compromisso é reflexo de sua competência.Há muitos professores que não cursaram faculdade,ou que são bacharéis,por exemplo, mas são ótimos professores,parece que nasceram com o dom de lecionar.Há também aqueles que foram ótimos alunos na graduação,destacando-se perante os demais colegas, mas não conseguem se encontrar na profissão,comprometendo,inclusive,a aprendizagem dos seus alunos.E não podemos nos esquecer,ainda daqueles que possuem dificuldades no desenvolvimento da prática docente,entretanto mostram-se esforçados,inquietos,buscando um aprimoramento profissional permanente.Então o mais importante para os profissionais da educação nos dias atuais é a busca constante do saber fazer bem,demostrando seu compromisso e competência no ato pedagógico