Com a lei de Diretrizes da Educação Nacional (LDB/96), as instituições educacionais garantiram o direito de exercer uma gestão mais democrática.
Conceito de Gestão
O termo administração perdeu,o seus status,cedendo espaço para o uso da palavra gestão.
Dias (2002), sobre os pontos que distinguem a gestão da administração.afirma que:
[...] a administração não existe por si só e si só. Precisa de outras funções corporativas para existir e do objetivo para agir.
Como os estudos de sua participação nos cargos bem relatam,a administração evolui de uma intensidade mínima até uma máxima, mas nunca é única.[...].Já a gestão, também, não é cargo ,ou melhor, seria o imperativo do cargo. Seria administração, comercial, contabilidade,finanças,segurança e técnicas, cada qual em sua medida e em seu lugar, sempre observando as necessidades da situação onde está inserida.[...]. Seria correto gestão da produção e administração em algo. Isto não desmerece a administração, ao contrário, seria impossível conceber a gestão sem ela.[...]. Administração é planejar, organizar,dirigir,e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização.
Gestão é lançar mão de todas as funções e conhecimentos necessários para através de pessoas atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz.
Vamos conferir o que Bordignon e Gracindo (2001,p.151-152) nos diz a respeito.Eles afirmam que:
[...] o poder não se situa em níveis hierárquicos, mas nas diferenças esferas de responsabilidades, garantindo relações inter-pessoais entre sujeitos iguais e aos mesmo tempo diferentes.Essa diferença dos sujeitos, no entanto, não significa que uma seja mas que o outro, ou pior ou melhor, mais ou menos importante, nem conhece espaços para a dominação e a subserviência, pois estas são atitudes que realizam na particularidade, mas na intersubjetividade da comunicação entre os atores sociais.
Nesse sentido, o poder decisório necessita ser desenvolvido com base em colegiados consultivos e deliberativos.
Já que um gestor não dirige a escola sozinho, vamos exemplificar citando a gestão de Paulo Freire frente á Secretaria de Educação de São Paulo.
Paulo Freire era um gestor que n ão tinha uma metodologia para ser imposta. Freire sabia que sua estadia na Secretaria era passageira e que as continuariam existindo após a sua gestão.Portanto mantinha a estratégia de que as escolas, de uma maneira geral, guiavam a escolha de suas decisões,pois aquilo que fosse feito pela vontade delas,seria mais duradouro do que imposto por gestão.
Gestor Escolar
É um líder dentro da escola, pois rege uma equipe Mais que um gestor , ele precisa ser um educador, pois gerencia não apenas assuntos burocráticos, mas também os aspectos humanos da escola.
A prática e a postura de um gestor são tão importantes quanto a atuação do professor em sala de aula.Sua principal função é fazer com que o processo de ensino-aprendizagem aconteça. Mas para garantir tal processo, ele deve estar atento aos fatores que poderão influenciar negativamente nesse processo (indisciplina,conflitos,etc...).
Resumidamente, o gestor deve coordenar,organizar e gerenciar todas as atividades da escola,fazendo isso em coletividade com os demais componentes do administrativo( secretaria escolar,serviços auxiliares,setor pedagógico,conselho escolar),assim como também conjuntamente com o corpo docente e discente.
Um comentário:
Não se pode esquecer que o Gestor da escola assume um papel de suam importância.Embora não seja o único pela gestão democrática,atuará como incentivador, dando oportunidade a todos os componentes da equipe, permitindo lhes opinar, e decidir soluções para a diferentes situações que surgirem.Não esquecer que todos tem o comprometimento nas ações sabendo que educação é algo sério
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