A escola passa por inúmeras mudanças da reflexão e geralmente nos da uma amostra da sociedade em que esta inserida.sa A educação é sinônimo de transformação! Sendo assim o pedagogo tem por dever ético trabalhar sempre a favor das mudanças no contexto escolar.Muitas pessoas tem medo de mudança, Chico Buarque diz que nosso maior medo deveria acontecer quando as coisas não mudassem.
A responsabilidade da escola volta-se á educação formal das pessoas,ou seja, ao processo de ensino responsável pela sistematização dos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade.
De acordo com Libâneo (1994), a ação pedagógica em nossas escolas caminhou nos últimos anos entre proposta liberais progressistas, é importante para que possamos reconhecer a estrutura atual escola e é importante ressaltar.
Escola Reprodutora
A prática desenvolvida pela escola possui trajetórias histórica que esta ligada de forma bem próximo ás tendências pedagógicas liberais,que encaram a escola como responsável pela preparação das pessoas para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as suas capacidades individuais. Libâneo expõe que:
o termo liberal não tem o sentido de "avançado", democrático","aberto" como costuma ser usado . A doutrina liberal apareceu como justificação do sintema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção,também denominada sociedade de classes. A pedagogia liberal, portanto ,é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.( Libâneo,2002,p.21)
Basicamente são três concepções que compõem a pedagogia Liberal no Brasil:
.concepção tradicional : o processo volta a figura do professor;
.concepção escolanovista: a atenção do aluno que busca por si mesmo conhecimento e experiência
.concepção tecnicista: destaca ao planejamento,enfatizando os meios e as técnicas para o alcance dos objetivos.
A escola que segue os padrões do sistema capitalista trabalha no sentido de reproduzir os interesses da classe social que detém o poder e se empenha pela manutenção do status quo. A prática pedagógica dessa escola está preocupada em reproduzir os valores da classe dominante, realizando um trabalho de alienação junto a seus alunos, fazendo- os não se enxergarem enquanto sujeitos do processo social.
A escola reprodutora desvincula a ação pedagógica da realidade político-social. Sua prática acontece por meio de transmissão de conhecimentos, simbolizando uma via de mão única no processo de ensino-aprendizagem. Essa escola não está preocupada em refletir,contextualizar,entender o mundo presente e passado, nem mesmo está interessada em projetar o futuro.É uma escola que não está preocupada com a conscientização daqueles que frequentam seu espaço.
Escola transformadora
Não é sempre que a prática pedagógica da escola se volta apenas á reprodução da ideologia dominante.Se há escola reprodutora também há e a escola transformadora.
A educação é uma via de mão dupla. Todos que estão na escola devem participar efetivamente do processo educativo que acontece ali.Tendo o objetivo de construir uma consciência crítica junto aos seus alunos,a escola transformadora não planeja seu trabalho apenas no campo individual. Cada um dos seus sujeitos presentes ali deve expor sua visão de mundo e de vida: aquilo que pensam, os sentimentos,as dúvidas, as perspectivas, etc. A escola é " o sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento de História"( Freire,1998.p.145)
A escola transformadora está inserida nas tendências pedagógicas progressistas, que têm como objetivo central a formação dos alunos para o exercício da cidadania, partindo de uma análise crítica da realidade social. Libâneo acrescenta que:
[...] poder-se-ia falar de um ensino centralizado na realidade social, em que professor e aluno analisam problemas e realidades do meio sócio-econômico e cultural,da comunidade local, com seus recursos e necessidades, tendo em vista a ação coletiva frente a esses problemas e realidades. O trabalho escolar não assenta, prioritariamente, nos conteúdos de ensino já sistematizados, mas no processo de participação ativa nas discussões e nas ações práticas sobre questões da realidade social imediata. ( Libâneo, 1994.p.69).
As tendências pedagógicas progressistas também são conhecidas como teorias críticas da educação .As concepções Libertadora, Libertária e crítico- Social dos conteúdos são exemplos dessa linha de pensamentos presente no âmbito escolar nacional.
Acreditamos que a escola deve se comprometer com a transformação social necessária, formando o cidadãos críticos e autônomos, para que possamos viver em um mundo mais justo,igualitário e ,por que não feliz.Diz Paulo Freire:
"Escola é....
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios,salas,quadros,
programa,horários,conceitos....
Escola é sobretudo,gente,
gente que trabalha,que estuda,
que se alegra,se conhece,se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega,amigo,irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém.
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente,frio,só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizades
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se amarrar nela!
Ora, é logico.......
numa escola assim vai ser fácil
estudar ,trabalhar,crescer,
fazer amigos,educar-se
ser feliz."
Nenhum comentário:
Postar um comentário