Seguidores todos que amem a educação

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Pedagogo na Educação Infantil

A história da educação infantil nos mostra que ela  surgiu com características de assistência social, dando amparo á saúde e á  preservação da vida, sem relação com o caráter,efetivamente, educativo.Muitas pesquisas foram feitas e através desse nível de ensino ganhou fundamental importância no processo do desenvolvimento humano.A criança com idade  referente a esse período começou a ser  criativo, participante do processo de construção do seu próprio conhecimento.Através desse cenário que esta sendo construído os profissionais da educação infantil.

A  Educação Infantil


Para sabermos a atuação do pedagogo na Educação Infantil .precisamos compreender qual o período da vida  escolar da criança que pode ser  relacionada à etapa da educação básica .E para isso tomaremos como referência a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB- lei  9.394/96)

                         A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como  finalidade o desenvolvimento integral da criança até  seis anos de idade , em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social,complementando a ação da família e da comunidade.
A educação infantil será oferecida em : creches,ou entidades equivalentes,para crianças de quatro a seis anos de idade( Brasil,1996,art.29-30).
A lei 11.114, de 16 maio de 2005, alterou os artigos 6º, 32 e 87, além de vetar o artigo 30, todos eles da LDB/96, com o objetivo de tomar obrigatório o início do Ensino Fundamental aos seis anos de idade. Em resumo , o quadro da Educação Infantil no Brasil ficou conforme quadro a seguir.

EDUCAÇÃO INFANTIL             ATÉ 5 ANOS DE IDADE
Creche                                               até 3 anos de idade
Pré- Escola                                        4 e 5  anos de idade

O Professor na Educação Infantil
O professor da Educação Infantil no Brasil,em sua maioria, possui formação adequada para o trabalho com crianças pequenas.Ele assume um caráter imprescindível na formação da criança como pequena cidadã. Um fator que não podemos deixar de lado é que toda e qualquer relação humana estabelecida é considerada educativa.Os contatos que a criança tenha com a pessoa  adulta podem ocasionar consequências marcantes em sua vida futura, fato esse que provoca a necessidade de que o profissional que  vá trabalhar com Educação Infantil tenha um preparo adequado.O mundo infantil é surpreendente e a criança o proclama de diversas maneiras, com isso recaem aos professores participação e educação no ambiente escolar caminhando junto,aprendendo e ensinando com os pequenos.
O ato pedagógico na Educação Infantil não é  reduzido ao uso de metodologias sistematizadas, que são características do ensino formal. Nesse período, devem-se proporcionar situações que são necessárias ao desenvolvimento das crianças: higiene,bem-estar, direito a expressar-se,segurança,brincadeiras,construção do conhecimento.
                                         tiram quase nada de formas criativas,amorosas,inovadoras,estimulantes,que                                          
                                         mobilizam a curiosidade das crianças

Um comentário:

PEDAGOGIA LÚDICA DE QUEBKI disse...

O ato pedagógico na Educação Infantil deve ficar atento às questões de higiene,bem-estar,direito a expressão,segurança, brincadeiras e , é claro, construção do conhecimento.