A história da educação infantil nos mostra que ela surgiu com características de assistência social, dando amparo á saúde e á preservação da vida, sem relação com o caráter,efetivamente, educativo.Muitas pesquisas foram feitas e através desse nível de ensino ganhou fundamental importância no processo do desenvolvimento humano.A criança com idade referente a esse período começou a ser criativo, participante do processo de construção do seu próprio conhecimento.Através desse cenário que esta sendo construído os profissionais da educação infantil.
A Educação Infantil
Para sabermos a atuação do pedagogo na Educação Infantil .precisamos compreender qual o período da vida escolar da criança que pode ser relacionada à etapa da educação básica .E para isso tomaremos como referência a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB- lei 9.394/96)
A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade , em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social,complementando a ação da família e da comunidade.
A educação infantil será oferecida em : creches,ou entidades equivalentes,para crianças de quatro a seis anos de idade( Brasil,1996,art.29-30).
A lei 11.114, de 16 maio de 2005, alterou os artigos 6º, 32 e 87, além de vetar o artigo 30, todos eles da LDB/96, com o objetivo de tomar obrigatório o início do Ensino Fundamental aos seis anos de idade. Em resumo , o quadro da Educação Infantil no Brasil ficou conforme quadro a seguir.
EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ 5 ANOS DE IDADE
Creche até 3 anos de idade
Pré- Escola 4 e 5 anos de idade
O Professor na Educação Infantil
O professor da Educação Infantil no Brasil,em sua maioria, possui formação adequada para o trabalho com crianças pequenas.Ele assume um caráter imprescindível na formação da criança como pequena cidadã. Um fator que não podemos deixar de lado é que toda e qualquer relação humana estabelecida é considerada educativa.Os contatos que a criança tenha com a pessoa adulta podem ocasionar consequências marcantes em sua vida futura, fato esse que provoca a necessidade de que o profissional que vá trabalhar com Educação Infantil tenha um preparo adequado.O mundo infantil é surpreendente e a criança o proclama de diversas maneiras, com isso recaem aos professores participação e educação no ambiente escolar caminhando junto,aprendendo e ensinando com os pequenos.
O ato pedagógico na Educação Infantil não é reduzido ao uso de metodologias sistematizadas, que são características do ensino formal. Nesse período, devem-se proporcionar situações que são necessárias ao desenvolvimento das crianças: higiene,bem-estar, direito a expressar-se,segurança,brincadeiras,construção do conhecimento.
tiram quase nada de formas criativas,amorosas,inovadoras,estimulantes,que
mobilizam a curiosidade das crianças
Um comentário:
O ato pedagógico na Educação Infantil deve ficar atento às questões de higiene,bem-estar,direito a expressão,segurança, brincadeiras e , é claro, construção do conhecimento.
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