Para Aristóteles, o homem é o único animal que possui razão, e a razão é que lhe indica o útil e o pernicioso, o que é justo e o que é injusto.Ao contrario do que pensava seu mestre Platão,Aristóteles valorizava os sentidos,dizendo que eles são o ponto de partida para o conhecimento e nos mostrando que tudo está em constante transformação.
A percepção do mundo sensível mostra que tudo se transforma continuadamente.Para dar conta disso, Aristóteles elabora as noções de ato (energia) e de potência(dynamis).A potência por outro lado, indica aquilo em que este ser se transforma, sem no entanto deixar de sê-lo.A semente de uma árvore que dela vai germinar. As mudanças e o movimento são o modo como as potencialidades do ser vão se atualizando, passando da potência ao ato(ARISTÓTELES,1999,p.56).
Podemos perceber que a mudança de ato para potência em quatro causas;
causa material: indica matéria de que uma determinada coisa é feita como ,por exemplo,o tijolo com que se constrói uma casa.
causa formal: é essa que dá forma à matéria como ,por exemplo,a forma casa faz com que a matéria seja reconhecível como casa.
causa motriz ou eficiente: é o que unifica a matéria e a forma como por exemplo, o pedreiro que trabalha com tijolos até que tenham a forma de uma casa.
causa final: é o que faz com que os tijolos passem a ser visto como casa, ou seja, a transformação da potência em ato e essa transformação sempre é movida por uma intenção, uma finalidade.
O homem é uma possibilidade, um ser de relações com o mundo, com outros homens e consigo mesmo.
Para Kierkegaard,o homem não está predestinado, mas sim possui um caminho de liberdade e indeterminação, motivo que o leva a uma constante angústia, pois toda decisão é incerta, portanto , um, risco.
Há três modo de vidas fundamentais:
1- estético: individuo que vive e goza cada momento.
2- ético: indivíduo correto com a família e aplicado ao trabalho.
3- religioso: individuo com consciência de fé.
Entretanto, entre as várias possibilidades , há uma diferente das outras,à qual o homem não pode escapar: trata-se da morte.
Como efeito, eu posso decidir dedicar a minha vida a um objetivo ou a outro, posso escolher uma profissão ou outra ,mas não posso deixar de morrer.( REALE,1991,p.586)
A busca do Conhecimento é a base da Pedagogia Musical Lúdica . A Sabedoria é a lei para guia la em toda a verdade Sua organização, é a humildade no coração de seus educando que é o vinculo da aprendizagem,onde esses três não governam (Conhecimento,Sabedoria e Organização),quem governa é a Ignorância em forma de ensino para confundir os alunos no despertar do saber.
Seguidores todos que amem a educação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ato é coisa acabada,ação finita
Potência é o que pode vir a ser
A semente que é um ato que se transforma em potência.
O ser humano é um ato e pode ser uma potência em pedagogia.
Antemão, quero que compreendam que não estou aqui citando fontes religiosas ou grupos associados aos tais, mais sim pela minha livre escolha que tenho, quero apresentar minha tese acerca da teoria evolucionista com à da criação, com qual todos temos livres escolha para distinguir uma dás outras e também pelo fato de se poder crer. Eu discordo que "nós" seres humanos somos considerados como animais racionais, pelo simples fato da razão do pensamento entre outras, quando associado na teoria da criação. Quando tratamos acerca destes assuntos, existem hipóteses , teorias e conceitos filosóficos. Ao apresentamos tal assunto, é bom nos lembramos, da teoria da evolução e da criação. "Eu", particularmente como ser humano, discordo da tese da teoria evolucionista, como apresentado acima, pelo fato da razão dos pensamentos e dá lógica racional que somos considerados "animais racionais", veremos o porquê. Ao tratarmos da teoria criacionista com à evolucionista, ambas teoricamente e fisicamente não se associam entre jus às partes e levam em uma discordância siléptica (quem lê que entenda). Pelo tratar na teoria criacionista vemos pontos que não entram em acordo na tese na qual somos considerados animais racionais. Mais o por que? Simples! Quando pela teoria evolucionista, em suas teses associando à razão do pensamento, faz notório o saber da razão é da existência mais deixando de lado o "ser criador do universo", aceito pelos adeptos de quem acredita na teoria criacionista. Nos dá a entender que pelo fato que podemos pensar somos considerados "animais racionais". Neste tratar nos faz uma alusão quando na teoria criacionista, que nós, seres humanos adeptos desta crença, fomos criado por um "Ser", que pela razão do pensamento nos formou e daí passamos à ser um "animal racional", considerando este "Ser" (Deus), como também fosse, animal racional. Deus pra muitos são teorias e pensamentos, e nada, etc... Se Deus nos criou sua imagem e semelhança, seria "Ele", considerado um (ser animal racional?) pela fato da razão dos pensamentos em adepto com a teoria evolucionista? Deixe sua resposta.
Postar um comentário